Como enriquecer o ambiente do seu gato?


Você sabia que existem 5 tipos de enriquecimentos ambientais e esses promovem o bem-estar felino e ajuda nas interações sociais humano-gato e gato-gato? Confira como você pode utilizá-los e quais são seus objetivos!!

Os nossos gatinhos exibem diversos comportamentos naturais de sua espécie como cavar, pular, coçar, mastigar, caçar pequenos mamíferos e insetos, se esconder em locais elevados, arranhar, entre outros. Por isso, os gatinhos são tão exploratórios e, para estimular cada vez mais os seus comportamentos naturais, é recomendado o uso dos enriquecimentos ambientais (EAs). “O EA é um processo a qual cria um ambiente complexo e interativo, o que permite ao animal apresentar comportamentos naturais da espécie. ” Ou seja, o EA ajuda na exploração do território, além de promover muita diversão e atividades físicas. Os EAs auxiliam na redução do estresse do seu gatinho, além de reduzir comportamentos indesejados (estereotipados) como: apatia, arranhaduras inadequadas, xixi fora da caixinha sanitária, excesso de perda de pelo, medo, agressividade, ansiedade, etc.

Nós temos 5 tipos de EAs:

– Enriquecimento ambiental alimentar: estimula tanto a ingestão hídrica como alimentar. Esse EA é composto por um conjunto de fatores cruciais ao desenvolvimento de um gatinho saudável que são: tipo de alimento (seco, úmido ou dieta caseira), forma de oferecimento (aquecido, cru, triturado, congelado, em pedaços), tipo de oferecimento (brinquedos recheáveis, comedouro elevado, comedouros espalhados pelo ambiente ou escondidos), horário de alimentação, frequência de alimentação e tipo de bebedouro (inox, porcelana, vidro, plástico ou a utilização de fontes). Os comedouros elevados são os mais recomendados para gatos adultos e seniors devido à sua altura ideal para a ingestão e digestão do alimento. Já as fontes, são objetos que estimulam a ingestão hídrica do seu gatinho uma vez que esses preferem beber água em movimento. Para conseguirmos um sucesso na diversidade alimentar do felino, é recomendado oferecer os diferentes tipos de alimentos desde filhote, para que o gato experimente os diferentes sabores e texturas. Gatinho adultos possuem um apetite mais seletivo, o qual dificulta a introdução de um novo alimento.

Figura A: Comedouro escondido com o objetivo de estimular a exploração do meio. Figura B: Comedouro elevado, recomendado para promover melhor digestão dos alimentos.

Lembre-se: gatos adoram e preferem água fresquinha, por isso, deve-se trocar a água pelo menos 2x/dia. Além disso, sempre lave os bebedouros e comedouros.

Fonte para gatos.

– Enriquecimento ambiental cognitivo: envolve aplicações que estimulam a resolução de um desafio seguido por uma recompensa (alimento ou brinquedo favorito), o que estimula a cognição. Esse EA pode ser trabalho juntamente com o EA alimentar, o qual oferece um maior estimulo ao felino: a recompensa pelo alimento/petisco. O EA cognitivo pode ser fabricado em casa com caixas de papelão, rolo de papel higiênico, garrafa pet, entre outros. Esses objetos estimularam o gatinho a ser mais ativo e interessado pelo alimento e ambiente.

Enriquecimento ambiental cognitivo com brinquedos escondidos.

– Enriquecimento ambiental físico: possui o objetivo de promover atividades físicas naturais do gato como escalar, rastejar, saltar, cavar, correr, pular, trotar, se esconder, arranhar, entre outros. Além disso o EA físico permite que o gatinho se sinta confortável, confiante e seguro no ambiente, com a inclusão de tocas, camas, nichos, prateleiras, substratos vegetais, entre outros. Essa alteração do ambiente garante a manutenção da novidade, a qual promoverá maior interesse do seu gatinho.

Túneis fabricados de PVC e feltro.

Otelo tirando uma soneca em um vaso.

Toca de papelão.

Gatos sem estímulos ou substratos no ambiente, perdem o interesse da exploração!

– Enriquecimento ambiental sensorial: desenvolve e estimula a audição, olfato, visão e tato do seu gatinho, por meio de aplicação de odores. Os odores mais usados são: essências artificiais (alecrim, canela, ibisco, etc.), catnip e feromônios sintéticos (ex: Feliway e CatComfort). Além disso, esse EA promove comportamentos envolvidos na comunicação felina como a marcação de território pela eliminação em spray de gatos machos e a liberação de feromônios ao afiar as unhas em arranhadores. Esses dois comportamentos podem auxiliar o gatinho na identificação do indivíduo que passou ali.  

Elza se divertindo na grama.

– Enriquecimento ambiental social: estimula a interação humano-animal ou animal-animal com a aplicação de brinquedos e/ou a introdução gradativa de um novo gatinho (ou outro pet). A introdução de um novo membro no espaço ou grupo deve ser realizada com sabedoria, cautela e paciência, além de respeitar as estruturas hierárquicas dos gatos. Os felinos evitam encontros ou atividades indesejáveis com aqueles que possui menos afinidade. A aplicação do EA social pode ser desde um carinho até uma brincadeira. Não esqueça de evitar brincadeiras utilizando mãos e pés, uma vez que essa atividade pode evoluir para machucados mais sérios!

Interação positiva social entre gatos e nós (humanos).
Interação positiva entre gatos.

Portanto, é muito importante utilizarmos os EAs para promover um ambiente mais confortável e seguro aos nossos gatinhos. Além de garantir o bem-estar felino, os EAs são ferramentas que podem auxiliar situações como: introdução de um novo membro na família, alterações de ambientes, treinamentos com caixa de transporte, redução de comportamentos indesejáveis, etc.

Para saber mais sobre o universo felino e resolução de alterações comportamentais ou nutricionais, entre em contato conosco!

Referências

BARRU, K. J.; CROWELL-DAVIS, S. L. Gneder diferences in the social behavior of the neuteres indoor-only domestic cat. Applied Animal Behaviour Science, v. 64, n. 3, p.193-211, 1999.

DANTAS, L. M .S; DELGADO, M. M.; JOHNSON, I.; BUFFINGTON, C. A. T. Food puzzles for cats: feeding for physical and emotional wellbeing. Journal of Feline Medicine and Surgery, v. 18, n. 9, p. 723-732, 2016.

ELLIS, J. J.; STRYHN, H.; SPEARS, J.; COCKRAM, M. S. Environmental enrichment choices of shelter cats. Behavioural processes, v. 141, p. 291-296, 2017.

FOREMAN-WORSLEY, R.; FARNWORTH, M. J. A systematic review of social and environmental factors and their implications for indoor cat welfare. Applied Animal Behaviour Science, p. 104841, 2019.

GUANDOLINI, G. C. Enriquecimento ambiental para gatos domésticos (Felis silvestres catus l.): a importância dos odores. 2009. 66f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade de São Paulo, Departamento de Psicologia e Educação, Programa de Psicobiologia.

HERRON, M. E.; BUFFINGTON, C. A. T. Environmental enrichment for indoor cats. Compendium (Yardley, PA), v. 32, n. 12, p. E4, 2010.

SHEPERDSON, D. J.; CARLSTEAD, K.; MELLEN, J. D.; SEIDENSTICKER, J. The influence of food presentation on the behavior of small cats in confined environments. Zoo biology, v. 12, n. 2, p. 203-216, 1993.

One thought on “Como enriquecer o ambiente do seu gato?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *