Sobre

Mariana P. Perini.

Fundadora da Natural do Gato, Zootecnista formada em 2016 pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP).

Realizou Prática Profissionalizante em Nutrologia de Cães e Gatos pela FMVZ/USP sob orientação do Prof. Drº. Marcio Antonio Brunetto.
Possui mestrado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP) em Nutrição de Cães e Gatos, sob coorientação do Brunetto.

Apesar do seu trabalho no mestrado ter sido com cães, Mariana está se especializando em felinos desde 2015, quando já oferecia palestras e alguns atendimentos a amigos(as).
Atualmente está no doutorado pela mesma instituição, com foco em Nutrição e Comportamento de Gatos e, durante a pós, realizou vários projetos em gatos.

Está finalizando seu MBA em Marketing e iniciou, em setembro/2023, seu MBA em Mercado Pet.

Além disso, ministra a disciplina de Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos desde 2018.
É convidada para oferecer várias palestras em congressos, simpósios, aulas, pós-graduações, grupos de estudos e treinamento de empresas.
Oferece cursos na área de nutrição e comportamento felino.

Mariana teve gatos desde pequena e sempre os observava devido a sua paixão intensa pela espécie.
Começou a adquirir muito interesse pela área em 2015, quando realizou a disciplina de Nutrição e Alimentação de Cães e Gatos de sua faculdade. Além disso, participou do Workshop de Comportamento Felino Essencial ministrado pela Psicovet em 2018 para verificar se era isso mesmo que ela tanto queria e descobriu que estava no caminho certo.
Desde então, começou a estudar todos os dias, artigos referência na área de felinos e realizou todas as disciplinas de nutrição e comportamento nas unidades da USP.
Já ofereceu aulas em disciplinas de nutrição e comportamento animal pela USP e outras universidades.

A ideia de abrir uma consultora na área de gatos surgiu com a grande demanda em 2016, quando muitos colegas estavam com dificuldades de manejar seus gatos, principalmente em relação à alimentação.
Hoje, Mariana já atendeu mais de 500 gatos e está com parcerias em São Paulo capital e Rio de Janeiro.

O mercado de felinos está crescendo cada vez mais e isso é esperado. Os países desenvolvidos possuem mais gatos do que cães e o Brasil já está modelando sua população felina para isso” – diz Mariana.

Além da sua paixão por gatos, em 2013 realizou um estágio com enriquecimentos ambientais para animais de zoológico (antigo Zoológico de Leme que foi desativado), principalmente para os grandes felinos.
Já desenvolveu projetos de enriquecimentos ambientais para gatos e grandes felinos, além de projeções de ambientes.

Hoje, Mariana também é responsável pelo comportamento e bem-estar dos gatos no Centro de Pesquisa em Nutrologia de Cães e Gatos (CEPEN PET/USP), a qual realiza todos os projetos de enriquecimentos ambientais, protocolos de bem-estar e resolução de possíveis alterações comportamentais.
Como pesquisadora, possui 13 artigos científicos em revistas internacionais renomadas na área, 24 trabalhos apresentados em simpósios e congressos nacionais e internacionais e participação de 6 capítulos de livros. Apresentou seu projeto de mestrado no Congresso Europeu ESVCN 2019 em Turim, Itália e seus trabalhos no ESVCN 2022 em Basel, Suiça.