Como esquentar o seu gato nesse inverno?


O inverno está chegando e os tutores estão cada vez mais preocupados em promover a melhor qualidade de vida ao seu gato, principalmente em épocas de frio. Descubra, a seguir, sobre a sensibilidade do gato ao frio e dicas incríveis para o seu gato ficar quentinho e confortável nesse inverno!

Gato filhote esquentando-se no meio de um tronco.

Você sabia que os gatos possuem sensibilidade ao frio e ao calor diferente de nós?! Estudos demonstraram que gatos em temperatura abaixo de 20ºC tornam-se mais ativos e abaixo de 5ºC começaram a tremer. Gatos recém-nascidos foram capazes de tolerar temperaturas corporais mais baixas do que os adultos (NRC, 2006).

Diante disso, gatos que não possuem a oportunidade ou acessórios para aquecer-se podem:

-> Possuir redução na digestibilidade (absorção) de nutrientes

-> Aumentar a taxa metabólica de 30 a 40% (aumento de calorias consumida, maior ingestão alimentar e ansiedade)

-> Desenvolver cristais de oxalato de cálcio

-> Alterações reprodutivas

-> Desenvolver alterações cardíacas e pulmonares

-> Desenvolver alterações comportamentais como apatia e agressão

Por isso, é fundamental oferecer acessórios adequados e disponíveis no ambiente a fim de promover o aquecimento e manutenção da temperatura corporal dos gatos. Mariana Perini, nossa especialista em felinos, recomenda os seguintes acessórios para promover a troca de calor adequada com o ambiente e promover o bem-estar seu gato:

  • Mantas e cobertores: esses acessórios devem estar 100% disponíveis aos gatos, independente da temperatura local. Os gatos usam as mantas para se aquecerem através da troca de calor por meio dos bulbos palmares (as “almofadinhas” das patas). Não há necessidade de cobrir o animal, já que os gatos são altamente adaptáveis ao ambiente e conseguem controlar sua temperatura interna através do contato com as mantas e cobertores. Dica: ofereça essas mantas em locais confortáveis como camas, tocas, sofás e nichos.
  • Camas de janelas: coloque-as nas janelas que possuem maior acesso ao sol. Além dessas camas promoverem um contato com o meio externo e a entreterem o gato, os auxiliam a entrar em contato com o sol. Os gatos necessitam tomar banho de sol diariamente, afim de promover uma troca de calor adequada. Geralmente, essas camas de janela possuem almofadas aconchegantes ou são envolvidas de tecido tipo pelúcia ou imitando pelo de carneiro, o que auxilia ainda mais no aquecimento do gato. Dica: lembre-se de fixar bem as ventosas na janela e verifique se a cama aguenta o peso do seu gato, a fim de evitar acidentes futuros.
  • Tocas grandes e confortáveis: os gatos necessitam de tocas para esconder-se e descansar. Além disso, essas tocas auxiliam no aquecimento do seu bigodudo. Porém, essas devem ser espaçosas, confortáveis e quentinhas, a fim de estimular o gato a utilizá-la. Dica: caso o seu gato não deu bola para a toca, ofereça um petisco saboroso ou o seu brinquedo favorito dentro da mesma. Além disso, coloque um pouco de catnip (erva-do-gato) dentro da mesma, caso o seu gato gosta de catnip.
  • Verticalização: ofereça plataformas e móveis elevados para que seu gato sinta-se mais confortável e seguro em seu ambiente de descanso. A elevação é uma das necessidades básicas dos gatos. A verticalização deve ser composta de prateleiras, arranhadores e esconderijos (nichos, túneis, etc.). A fim de aquecer seu gato, coloque mantas, cobertores e almofadas dentro dos nichos.
  • Alimento de ótima qualidade (mínimo premium especial): o oferecimento de um alimento com elevada qualidade nutricional, digestibilidade, palatabilidade e energia auxilia na manutenção da temperatura corpórea ideal, além de fornecer todos os nutrientes essenciais para a manutenção do gato. Além disso, é recomendado oferecer a quantidade de alimento ideal diária, a fim de evitar o desenvolvimento da obesidade e outras doenças. Dica: animais que possuem acessórios e oportunidades para aquecer-se e consomem um alimento altamente energético, tendem a reduzir sua taxa metabólica, o que resulta no controle do consumo alimentar. Aos gatinhos glutões, recomenda-se o fornecimento de alimento úmido a fim de promover a saciedade e baixo consumo.
Gatos gostam de superfícies macias e quentinhas.

E as roupinhas para gatos?? As roupas não são recomendadas para essa finalidade devido ao elevado nível de estresse que elas oferecem ao gato, além de serem um ato totalmente humanizado. Na verdade, as roupas não vão oferecer um maior aquecimento uma vez que o pelo do gato possui função de proteção e não de aquecimento ou troca de calor com o meio. Além disso, a maioria dos gatos não aceita as roupas uma vez que os mesmos sentem-se presos e desconfortáveis, o que gera estresse agudo e crônico, agressão, alergia, dermatite por lambedura em excesso e alterações comportamentais graves. Caso o seu gato fique parado com a roupa ou possui alterações locomotoras, retire imediatamente a roupa, esse é um dos sinais de estresse mais graves perante a roupa. Nós indicamos o uso de roupas apenas em caso de animais sem pelo como o Sphynx, caso ele aceite e se adapte com o acessório. Além disso, existem as roupas cirúrgicas, indicadas em casos pós-cirurgia.

Como saber se meu gato aceitou a roupa ou não? Veja os principais comportamentos de aceitação: sem alterações locomotoras, não tenta se esquivar com a roupa, possui hábitos naturais de brincadeiras e alimentação, faz xixi no local adequado, sem sinais de agressão ou tricotilomania felina (excesso de grooming, lambedura).

E os sapatos? Posso colocar no meu gato? A resposta é NÃO!! Como dito anteriormente, a principal troca de calor dos gatos é pela patas! Caso você coloque os sapatos nos gatos, os mesmos terão dificuldade de realizar a troca com o meio, facilitando o desenvolvimento da hipertermia ou hipotermia. Sapatos e roupas são de uso aos humanos, abuse em você, mas nunca utilize no seu bigodudo. Existem outros acessórios que irão promover mais qualidade de vida e longevidade aos seus bigodudos, afinal, o estresse é a principal resposta que reduz a longevidade e a saúde em gatos.

Portanto, nesse inverno, evite o uso de roupas e sapatos aos gatos, promova o bem-estar ao invés de promover o estresse! Muitas vezes, o seu gato encontra-se em estresse e você pode achar bonitinho e engraçadinho pelos comportamentos alterados, mas na verdade são comportamentos graves a espécie. Vamos juntos trabalhar na melhor qualidade de vida do seu bigodudo com o oferecimento de acessórios adequados e que promovam benefícios.

Referências

Albasan, H., Lulich, J. P., Osborne, C. A., Lekcharoensuk, C., Ulrich, L. K., & Carpenter, K. A. (2003). Effects of storage time and temperature on pH, specific gravity, and crystal formation in urine samples from dogs and cats. Journal of the American Veterinary Medical Association222(2), 176-179.

Shields, R. G. 1993. Digestibility and melabolizable energy measuremelll in dogs and cats. Pp. 21-35 in Proc. Petfood Forum ’93. MI. Morris, 111.: Watt Publishing Co.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *