Urolitíase em felinos


Hoje abordaremos mais uma doença que acomete o trato urinário dos felinos, você já ouviu falar sobre urolitíase?

A urolitíase nada mais é que formação de cálculos em qualquer parte do trato urinário; vários fatores são importantes quanto ao diagnóstico, tratamento e prevenção dessas famosas “pedras”, pois se trata de um problema multifatorial.

O excesso de mineral na urina pouco dissolvida leva a maior saturação urinária; quanto maior a saturação de cristais ou minerais na urina, maior a possibilidade de formação de cálculo no trato urinário.

Apesar do início da formação do urólito ainda não estar bem elucidado, diversos fatores predispõem sua formação e crescimento, como: a baixa ingestão hídrica, alimentação, pH urinário, doenças primárias, entre outros.

Além disso, os urólitos podem ser classificados de acordo com sua composição mineral (simples, mistos ou compostos) e, identificar sua composição é de extrema importância para o tratamento adequado e prevenção. Existem diversos tipos de urólitos, entretanto, o que mais acomete os felinos, é o cálculo de oxalato de cálcio.

Nem sempre um gato com urolitíase apresentará manifestações clínicas, porém, dependendo da localização do urólito, pode ocorrer dor e/ou dificuldade para urinar, infecção do trato urinário inferior e possivelmente, obstrução urinária. É comum que os felinos apresentem incontinência urinária e uma manifestação importante para o tutor do gato ficar de olho é a micção em locais inapropriados.

Conforme citado acima, a alimentação é um fator predisponente para a formação dos cálculos, isso pela estrita relação da dieta com pH urinário, portando, não é recomendado o uso de alimentos coadjuvantes para o trato urinário sem a prescrição de um médico veterinário ou zootecnista.

Uma das melhores formas de prevenção é a ingestão hídrica, se tratando de felinos, é extremamente recomendado diversas fontes diferentes de água no ambiente para incentivar os bichanos.

Texto escrito pelo M. V. Vinicius Vasques, mestrando de Clínica Médica pela FMVZ/USP, especializado em nutrição clínica em cães e gatos >^.^<

Então, SEMPRE estimule a ingestão hídrica do seu gatinho, seja via alimentação (alimentos úmidos) ou por fontes e bebedouros! Quer saber mais sobre os alimentos úmidos? Clique aqui. Além disso, para a prevenção dessa e outras afecções é de extrema importância a realização de exames preventivos e avaliação nutricional!

Marque conosco sua avaliação nutricional e comportamental! Seu gatinho agradece o cuidado, afinal É Natural do Gato cuidar de si, não é mesmo gatinhos?

Telefone para contato: (19) 99383-7608 ou mariana@naturaldogato.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *