10 dicas de atividades domiciliares com seu gato


A pandemia do coronavírus está cada vez mais preocupando os brasileiros e, com as medidas de segurança de isolamento domiciliar, muitos tutores estão com mais tempo para se dedicar aos nossos bigodudos. Porém, muitos se perguntam: “Como interagir com meu gato nessa quarentena? ”

Há diversas maneiras de aproveitar o seu tempo em casa com seu gatinho, sem atrapalhar sua rotina de trabalho homeoffice.

1. Aproveite o tempo para higienizar itens básicos de bem-estar do seu gatinho, como: caixas sanitárias, comedouros, bebedouros, fontes e suas caminhas. É de fundamental importância limpar esses objetivos, a fim de garantir uma maior higiene aos seus gatinhos e a você. Dica: você pode usar a água usada dos bebedouros e fontes para regar suas plantas!

2. Forneça uma quantidade de alimento adequada ao seu gatinho, isso previne o desenvolvimento de algumas alterações, como a obesidade. E, lembrando, que a utilização de comedouros sem fundo faz toda a diferença para uma ótima nutrição do seu gatinho.

Resultado de imagem para comedouro sem fundo gato
Comedouro sem fundo. Fonte: Google imagens

3. Pratique atividades sociais com seus gatinhos, as quais irão promover um bem-estar felino e interações positivas tutor-gatinho. Essas atividades estimulam a aproximação do tutor com seu gatinho. Um exemplo é fazer carinho na cabecinha do gato. Você poderá fazer essa atividade juntamente com uma escova com cerdas macias.

Teca recebendo carinho na cabecinha com auxílio de uma escova macia e com a mão.

4. Pratique brincadeiras com seus peludos, a fim de promover comportamentos naturais de exploração da espécie! Lembre-se de evitar a utilização das mãos na brincadeira, isso poderá te machucar. Use brinquedos já existentes ou crie brinquedos novos com objetos descartáveis que você tenha em sua casa. Dica: os gatos amam objetos que se mexem e se escondem.

Elza interagindo com sua brincadeira favorita: “pega varinha”.

5. Aproveite para ensinar o gato a gostar da caixa de transporte! Deixe a caixa no ambiente para ele se acostumar com o cheiro e com o objeto. Coloque uma manta com o cheirinho do seu gatinho dentro dela. Você poderá, também, colocar petiscos escondido na caixa, para estimular o seu gatinho a entrar na caixa sozinho.

Mulan não desgruda da sua caixinha que virou uma toca!

6. Utilize o tempo ocioso para criar ou recuperar brinquedos e tocas aos seus gatinhos, afinal eles amam coisas novas! Basta pegar materiais recicláveis e utilizar sua imaginação na construção. Lembre-se de não utilizar objetos afiados e cortantes, como por exemplo, uma garrafa pet cortada ao meio. As tocas podem ser fabricadas com papelão ou caixas de mercado. Corte o papelão em um tamanho que o gatinho se sinta confortável e confiante de entrar, como mostra na imagem abaixo.

Romeu e sua toquinha nova feita de papelão e a manta que ele adora.

7. Alimente o seu gatinho brincando! Com os enriquecimentos ambientais alimentares você consegue estimular o seu gatinho a brincar e se alimentar ao mesmo tempo! Utilize os brinquedos recheáveis ou materiais recicláveis que possibilitam essa opção (garrafa pet, rolo do papel higiênico, embalagem de chiclete, etc.). Coloque um alimento úmido dentro desses recipientes e leve ao congelador e pronto. Ofereça ao seu gatinho como estímulo de brincadeira. Para ficar mais interessante, esconda-o para estimular a caça. Você pode colocar também petiscos ou ração no brinquedo. Dica: você pode usar os comedouros lentos para essa brincadeira ficar mais desafiadora ainda (os comedouros lentos podem ser fabricados com a cartela de ovos vazia, basta distribuir o alimento e fornecer o animal – após a ingestão, retirar a cartela)

Mulan explorando seu túnel feito de garrafas de água grande.
Chico se alimentando no seu comedouro lento.

8. Fabrique arranhadores de papelão! É fácil, prático e os nossos gatinhos adoram! Além de ser reciclável, os arranhadores de papelão estimulam um comportamento sensorial natural do gato: o afiar das unhas. Essa atividade é uma forma de demarcação de território, você sabia?

9. Aproveite o clima de quarentena com uma música relaxante para você e seus gatinhos. Ouça os álbuns de David chamado de “Music for cats”. Essa música foi testada e comprovada cientificamente que os gatos ficam mais relaxados ao ouvi-la, uma vez que ela é composta pela sonorização dos gatinhos. Essas músicas ajudam também na interação social.

 10. Estimule o seu gato a explorar sua casa espalhando comedouros em outros cômodos. Basta esconder os comedouros em locais altos e baixos para estimular os sentidos do seu gatinho! Além disso, você poderá utilizar enriquecimentos sensoriais como o chá de ibisco, borrifando o chá em locais que o seu gatinho não frequenta muito, ou possui medo.

Caixa com comedouro escondido para estimular a exploração.

Acima de tudo, proteja sempre você e seu gatinho. Lave bem as mãos e evite espirrar ou tossir perto dele. Não se esqueça que seu gatinho NÃO transmite o coronavírus para você! Os gatinhos são receptores do alphacoronavírus, diferente do nosso (betacoronavírus). Porém, o coronavírus felino pode causar a Peritonite Infecciosa Felina (PIF), uma doença fatal aos nossos gatinhos. Por isso, é muito importante que a vacinação do seu peludinho esteja atualizada, de acordo com as recomendações do seu médico veterinário.

Lembre-se de isolar seus gatinhos em casa! A rua é muito perigosa para eles (para nós também nesse momento de quarentena).

Possui dúvidas ou está com dificuldades com seu gatinho?

Siga-nos em nossas redes sociais para saber mais sobre o mundo dos gatinhos ^.^

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *